O diretor da escola estadual Ulysses Guimarães, Emerson Soares, recebeu com entusiamo o material, que começará a utilizar nos próximos dias, tendo como foco a progressão e a formação dos alunos. “Desde a entrada da escola no PJF estamos passando por adaptações. Estamos trabalhando nossos alunos para que eles mantenham um princípio norteador de suas próprias vidas e possam se preparar para suas relações com a sociedade através do primeiro estágio, primeiro emprego e de seus comportamentos”, ressaltou.
Ele explica que durante as formações do PJF, a escola escolheu cinco metodologias que serão trabalhadas com os alunos e que perpassam por variadas temáticas: moral, ética, relações interpessoais, entre outras. Em pouco mais de um ano no Programa a escola já colhe, segundo o diretor, bons resultados em relação a melhorias comportamentais no ambiente escolar. “Através de um intenso trabalho desenvolvido por nossa equipe com diversos profissionais da área educacional, já percebemos mudanças significativas em nossa escola”.
Lançado em junho de 2012, por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal e Instituto Unibanco, o projeto integra o Programa Mais Saber, desenvolvido pela gestão estadual com foco na redução da evasão escolar e na defasagem idade-série, assim como no reforço curricular das disciplinas de português e matemática e na formação de professores levando em consideração, o aumento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Um investimento de R$ 11 milhões que beneficiará cerca de 700 mil estudantes.
No Pará, 141 escolas da Região Metropolitana de Belém e do interior fazem parte do Programa. As escolas tem três anos para apresentar resultados. Para compor estes resultados, as escolas inseridas no Programa já estão sendo avaliadas. A primeira avaliação foi realizada no período de 04 a 07 de dezembro de 2012 para 200 mil alunos matriculados no 1º e 3º ano do Ensino Médio. A avaliação apresentou 52 questões de língua portuguesa e matemática e 26 questões para cada disciplina.
Além de compor a nota do Ideb, os resultados da avaliação servirão ainda para: fornecer subsídios para a correção de políticas educacionais; avaliar a qualidade do ensino; desenvolver uma cultura de avaliação que envolva toda a comunidade escolar; contribuir para a qualificação do ensino oferecido por escolas públicas estaduais e prestar contas à sociedade civil sobre o desempenho qualitativo do sistema de ensino.
Outro aspecto trabalhado no processo de validação do PJF é o da identificação. Neste item, o projeto volta a atenção para o gestor que foi identificado sem capacitação para a tarefa. Verificando se a energia do responsável pela escola estava focada em outros assuntos, como por exemplo, o embate entre alunos, tráfico próximo à escola, entre outros problemas. Pela gestão escolar criada para dar resultados, o foco de atenção e concentração é o desempenho dos alunos.
Para que a atuação seja eficaz, gestores e professores participarão de cursos de capacitação por um período de três anos, ministrado em encontros trimestrais que trabalharão o planejamento; execução; comunicação-avaliação, os pilares para a formação dos gestores escolares
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